quarta-feira, 25 de junho de 2014

O gesto de esperteza do prefeito de Mossoró


A forma como o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), rasgou sua promessa de apoio à reeleição do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), parece não ter surpreendido o meio político.

Ao que se diz, estava na cara que, chegando à Prefeitura da principal cidade potiguar depois da capital, a grande meta do prefeito seria resgatar o mandato na Assembleia Legislativa que, um dia, havia sido do seu pai.

Considero legítima tal pretensão. Mas, ela não devia, nem podia, eticamente, ter se alicerçado num engodo: o compromisso de apoiar outro, aceito e acatado pela boa fé da (enganada) ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB). E, depois, rasgado sem a menor cerimônia, sob o pretexto pueril de que, na disputa pelo governo do Estado, Fafá decidiu “democraticamente” não acompanha-lo no apoio ao vice-governador Robinson Faria, optando pelo candidato do próprio partido – deputado Henrique Eduardo Alves.

Os que entendem que “a política é dos mais espertos”, aplaudem o prefeito mossoroense, sob o argumento de que Fafá Rosado é que foi ingênua acreditando nele. Estava na cara que, chegando à Prefeitura, Silveirinha não ia deixar o seu pai sem o mandato de deputado estadual. Às favas o compromisso com Fafá.

Claro: Francisco José não é o primeiro político a rasgar um compromisso. Nem será o último. Mas, que o seu gesto coloca em xeque o valor de sua palavra e a firmeza dos compromissos que assume, não deixa nenhuma dúvida.


Poti Neto
Vice-prefeito de São Gonçalo

Nenhum comentário: