terça-feira, 24 de junho de 2014

Uma lição do futebol para a política


A eliminação da forte, famosa e milionária Seleção da Itália na Copa de 2014, ainda na fase de grupos, traz uma das muitas lições que o futebol ensina à vida terrena: “Ninguém deve cantar vitória antes do jogo terminar”. Uma derivação do provérbio popular: “Ninguém deve contar com o ovo quando ele ainda se encontra no fundo da galinha”.

Antes da Copa começar, a Itália, várias vezes campeã do mundo, era uma das Seleções incluídas no rol das favoritas para levantar o caneco agora em 2014. Quando terminou a fase de grupos, não só a Itália estava desclassificada, como também outra das favoritas – a Seleção da Inglaterra. No lugar das duas, quem está é a briosa Seleção da Costa Rica, o grande azarão do grupo e na qual poucos acreditavam.

E olhe que ainda não falei de outra favorita ilustre que já foi pra casa: A Espanha. A Espanha tem uma Seleção tida como fortíssima. Ganhou a Copa de 2010 e era apontada como uma das finalistas desta que se realiza, agora, no Brasil. Está, também, precocemente desclassificada.

Relembro esses momentos esportivos marcantes para dizer que o mesmo cuidado se deve ter na política. É fundamental não cantar vitória antes do tempo. E é fundamental respeitar os adversários, mesmo que estes não tenham respeito por nada – nem pelos outros concorrentes, às vezes nem por sí próprio, muito menos pela verdade, pela coerência e pelo pluralismo que é o alicerce, a base da democracia.

A vitória tem que ser buscada com trabalho e persistência pautados no respeito ao povo – às suas decepções, às suas frustrações, ao seu desencanto; mas, também à sua determinação de mudar, de buscar dias melhores, de lutar pelos seus sonhos, de realizar as suas esperanças. Isso tudo sem descanso – a toda hora: de manhã, de tarde e de noite.

Esta a palavra que transmito à juventude são-gonçalense e do Rio Grande do Norte, especialmente à juventude do PMDB, no momento em que o partido se prepara para a convenção estadual que deverá homologar o nome do deputado Henrique Eduardo Alves como nosso candidato a governador.

Nenhum comentário: