quinta-feira, 3 de julho de 2014

Só o entendimento tira o RN do caos

Não tenhamos dúvida: Para tirar o Rio Grande do Norte do buraco em que se encontra só existe um caminho. E este é o caminho do entendimento, como preconizado pelo deputado Henrique Eduardo Alves.

Por que eu penso assim?

Por tudo isso que nós estamos vendo e que eu resumiria em três pontos básicos:

Primeiro – A questão do funcionalismo, vivendo hoje com um padrão salarial defasado e recebendo com atraso.

Segundo – A questão da Saúde, que não consegue equilibrar as suas contas e vem acumulando todo mês uma dívida de mais de 20 milhões de reais.

E terceiro – O caos que impera na questão da segurança pública.

Nenhum desses três graves problemas será solucionado num clima de confronto, de disputa de vaidades, de jogo político – um lado puxando pra cima e o outro puxando pra baixo. Persistindo esse clima, não nos enganemos, a tendência é piorar.

Pois as soluções exigidas não vão cair do céu; não poderão ser produzidas a um toque mágico pois, basicamente, dependem de dinheiro. E dinheiro não se fabrica. Dinheiro precisa ser buscado num clima de paz, de conhecimento, de entendimento, de confiança e de muito trabalho.

A grande vantagem que tenho visto no discurso de Henrique Eduardo é que ele, não obstante ser, sem dúvida, o político de maior vivência, de maior experiência na vida pública do Estado, com seus 11 mandatos de deputado federal, e agora como presidente da Câmara e, por duas vezes, presidente em exercício da República, em nenhum momento chama pra si a condição de salvador da pátria.

Isso aí já é um bom sinal. Pois essa história de salvador da pátria é coisa do passado. Não existe um salvador da pátria. O que o tempo de hoje exige são gestores públicos que tenham capacidade de aglutinar, de somar esforços, de reunir talentos e, com eles, buscar as soluções.

Boto muita fé no tripé que está alicerçando o programa que Henrique elabora: Em primeiro lugar, a união; em segundo lugar, o planejamento; e, em terceiro lugar, a descentralização.

Pra mim, efetivamente, o caminho começa exatamente por aí.

Poti Neto (PMDB)
Vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante-RN

Nenhum comentário: