terça-feira, 8 de julho de 2014

Uma campanha transparente



Vejo nas redes sociais a estimativa de cada campanha no Rio Grande do Norte.

Salta aos olhos, as marcas da campanha de cada candidato.

Na campanha do deputado Henrique Eduardo Alves – Transparência. Seriedade. Nada de hipocrisia. .

Claro que, com a experiência que tem ao longo de 44 anos de vida pública, Henrique sabe que, por ser verdadeiro, se expõe ao ódio, à inveja e ao despeito de adversários.

Na vida pública é essencial que se tenha coragem para enfrentar a verdade, mesmo que isso, muitas vezes, possa gerar distorções e falsidades.

A grande verdade, porém, é que, sem nenhuma dúvida, o Rio Grande do Norte pode se orgulhar do trabalho que ele realiza.

E, como aqui e acolá, como se fosse uma provocação, adversários nos desafiam a citar feitos que justifiquem esse orgulho, hoje vou citar um exemplo. Só um: "Minha casa, minha vida".

O projeto original do Governo Federal encaminhado ao Congresso, só contemplava municípios que tivessem acima de 50 mil habitantes.

Sabem o que essa exigência significaria?

Só aqui no Rio Grande do Norte ficariam de fora 159 municípios. Pois, dos 167 municípios existentes em nosso Estado, somente oito tem mais de 50 mil habitantes: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó e Assu.

Imagine no Brasil.

Pois bem: Graças ao trabalho de Henrique, que foi o relator do projeto na Câmara, construíu-se um entendimento, endossado pelo Governo do presidente Lula e sustentado pela presidenta Dilma, que resultou na extensão desse importante projeto social a todos os municípios brasileiros, independente do tamanho de sua população.

Não pensem que foi fácil. Muitos o criticaram por tentar modificar um projeto do governo. “Que correligionário é esse?” – não faltou quem perguntasse.

Houve quem tentasse intriga-lo com o presidente Lula e com a presidenta Dilma. Mas, o resultado está aí, beneficiando famílias carentes na grande maioria – e não na “grande” minoria - dos municípios brasileiros e, não apenas, do Rio Grande do Norte.

Para qualquer pessoa bem intencionada e justa, só essa atitude valeria para justificar seus 11 mandatos de deputado federal, por atestar o respeito e a credibilidade que caracterizam a sua atuação.

Ou seja: A transparência na campanha de Henrique não constitui nenhuma novidade. É inerente à sua rotina de trabalho.

Poti Neto (PMDB)

Vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante

Nenhum comentário: